24/03/2012

Equipe de Comunicação avalia blogs dos distritos escoteiros


Em 2011, uma das tarefas da EReC (Equipe Regional de Comunicação) dos Escoteiros de Santa Catarina foi propor uma qualificação na forma com que os Grupos e os Distritos Escoteiros se comunicam com as crianças, os jovens, adultos voluntários e principalmente com a sociedade. Para isso, a equipe avaliou as páginas de blogs que os Distritos Escoteiros mantêm na internet.


A criação de blogs distritais era uma das metas para 2011, acordadas entre a Direção Regional e os Coordenadores Distritais no início do ano. Os membros da EReC fizeram uma análise e constataram que faltou, por parte da Direção Regional, uma orientação de como se poderia ter um blog eficiente e de qualidade.

Assim, a EReC criou um material de orientação que está baseado em 10 principais pontos e apresentou seu estudo aos Coordenadores Distritais 2012 no encontro que ocorreu em 26/11/2011, em Florianópolis. Os quesitos utilizados pela Equipe Regional de Comunicação para fazer a avaliação dos blogs distritais foram:

  1. Autoridade: o autor do blog é facilmente identificável?
  2.  Objetivos: a que o autor se propõe? qual a finalidade do blog ter sido criado?
  3.  Atualização: qual a frequência com que as informações são atualizadas?
  4.  Conteúdo: o conteúdo do blog é pertinente aos objetivos propostos? Os assuntos são tratados com profundidade?
  5.  Precisão: os assuntos abordados são devidamente referenciados?
  6.  Originalidade: os textos são originais ou as informações são somente linkadas de outros recursos da  Internet?
  7.  Escrita: a correção ortográfica e gramatical é observada nos textos?
  8.  Acesso: a informação é facilmente encontrada? O blog tem sistema de busca, tag cloud, sistema de arquivamento visível?
  9.  Links: existem links para outros recursos pertinentes ao assunto tratado?
  10.  Layout: o layout do blog é agradável, a navegação flui facilmente?

Os endereços avaliados foram os divulgados no site dos Escoteiros de Santa Catarina. A primeira observação foi a falta de blog em três dos 11 Distritos Escoteiros. Os demais foram avaliados em 10 itens, com notas de 0 (zero) a 5 (cinco).

A partir destes itens, a Equipe Regional de Comunicação avaliou os blogs de todos os Distritos Escoteiros da Região de Santa Catarina e chegou à seguinte conclusão:

  1. Os blogs dos Distritos Escoteiros Litoral e do Alto Vale e Planalto são os que estão mais perto do que pensamos sobre ser um blog eficiente, prático, com textos bons, criativos, bem escritos e com informação precisa, além de apresentar uma navegação agradável e fácil.
  2. Nos blogs dos Distritos Escoteiros do Extremo OesteExtremo SulNorte Litoral Norte percebe-se que há domínio de parte dos conceitos necessários para o sucesso do blog. Falta, aprofundar itens como layout, qualidade dos textos e reduzir o tempo entre as publicações. Também é preciso indicar links interessantes para o leitor.
  3. Os blogs dos Distritos Escoteiros do Oeste Vale tem índices medianos. Têm capacidade de aprofundar a qualidade dos seus blogs, se observarem itens como indicação de links, facilidade no acesso à informação (sistema de buscas ou tags), atualizações mais frequentes e profundidade nos conteúdos publicados.
  4. Em outro extremo, os Distritos Escoteiros Litoral Sul, Meio Oeste e Sul precisam urgentemente elaborar seu blog com base nos parâmetros sugeridos pela EReC.

Durante o encontro, em novembro, a EReC assumiu um compromisso com os Coordenadores Distritais 2012 no sentido de ajudar os Distritos Escoteiros na melhoria de seus blogs e, se necessário, até a criar novos blogs, para que realmente seja uma ferramenta útil e interessante para todos.

Este material está disponível em duas formas:

1)     Para os blogs que usam ou venham a usar o Blogger/Blogspot como ferramenta para publicação, a EReC (Equipe Regional de Comunicação) criou o endereço Dicas para um Blog Distrital.
2)     Para os blogs que usam ou venham a usar o WordPress para publicar, a EReC indica a leitura do Guia do Publicador. O arquivo pode ser solicitado por e-mail.
EReC relembra a recomendação de se manter o endereço de blog que já havia antes da tomada de posse dos Coordenadores Distritais 2012, preservando as publicações já existentes.
Cabe ressaltar que o Blog Distrital é o melhor espaço para divulgar as ações, notícias e informações dos Grupos Escoteiros. Chefe, procure o Coordenador Distrital e saiba como enviar os textos, fotos e vídeos para que sejam publicados no blog do seu Distrito Escoteiro.
Caso persista alguma dúvida ou necessidade de orientação, a EReC disponibiliza o e-mail comunicacao.uebsc@gmail.com para eventuais esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs

Ramo Lobinho

Ramo Lobinho

Ramo Escoteiro

Ramo Escoteiro