13/01/2015

O Iguassú - Escoteiros de Porto União participam de encontro nacional no Nordeste


LOCAL

Escoteiros de Porto União participam de encontro nacional no Nordeste

Detalhes Publicado em Quinta, 08 Janeiro 2015 12:06 
Escrito por Bruna Werle de Oliveira

   Começa no domingo, 11 e vai até o dia 16, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal (RN), o VI Jamboree Nacional Escoteiro. Conduzidos pelo tema “O mundo que queremos”, mais de quatro mil jovens de 11 a 17 anos, oriundos de 23 Estados, estarão no acampamento, compartilhando experiências e cultura, se envolvendo com temas atuais com o objetivo de se informar, conscientizar e comprometer em ações e projetos concretos que os guie na busca por um mundo melhor.

   De Porto União, 14 pessoas do Grupo Escoteiro Iguaçu embarcam para esta viagem no próximo sábado, 10. Os escoteiros Portounienses sempre participam desses encontros, representando as nossas cidades. A última participação foi no Rio de Janeiro em 2012. Agora, retornando para mais uma edição, a expectativa é grande em poder reunir milhares de escoteiros de todo Brasil.
   “Estamos bastante ansiosos em conhecer novos lugares, mas o mais emocionante é vivenciar essas atividades que vão nos proporcionar. Além disso, é um intercambio que vai reunir aproximadamente cinco mil escoteiros de todo o Brasil, e alguns membros de países da América Latina e Estados Unidos”, comenta Celso Moreira de Castilho, coordenador da delegação, e um dos escoteiros que vai se aventurar para o Nordeste do país.
   Todas as atividades estão organizadas em módulos, que focam em temas como a sustentabilidade, a confecção de artesanatos para doação, saúde e meio ambiente. Para desenvolver toda a programação do VI Jamboree Nacional Escoteiro, cerca de 1,2 mil adultos voluntários estarão a postos.
   Confirmando o sucesso do Projeto Escotismo Amazônico, que procura levar o Escotismo para o maior número de jovens possível, o Amazonas conta com dois grupos escoteiros indígenas entre seus inscritos.
  
Sobre o Jamboree

   Jamboree é um grande acampamento, com pessoas de todos os lugares, em que se é possível conhecer outros escoteiros e outras realidades, concretizando os ideais que levaram Baden-Powell ao iniciar o Escotismo: promover a paz por meio de crescimento, integração e compreensão.
   O tema “O mundo que queremos” acompanha o sonho do escotismo de ver um mundo mais justo, onde todos sejam respeitados e livres para viver da maneira que se sentirem melhor. Reforçando a ideia de que juntos pode-se somar esforços e diminuir fronteiras e barreiras, sempre praticando a cidadania e carregando os valores do Escotismo.
   
Visitas ao campo

   É possível visitar as áreas comuns do evento entre os dias 13 e 15 de janeiro, das 14h às 18h. O espaço de acampamento não será aberto para visitação por questões de segurança.
   Para identificar o VI Jamboree Nacional Escoteiro, foi criado um emblema onde constam três elementos tradicionais na região de Natal: o caju, o Morro do Careca e um sol brilhante. O campo ainda possui uma moeda interna, o Caju, e um mascote, o lagarto do rabo azul.

Escotismo

   Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.

Escoteiros do Brasil

   Criado em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2013, contou com um contingente de 83.526 escoteiros, nos quais 20.352 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 563 cidades brasileiras, somando um total de 1.252 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.

Redação O Iguassú

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs

Ramo Lobinho

Ramo Lobinho

Ramo Escoteiro

Ramo Escoteiro